Seja Bem vindo! Faça o seu pedido Online! Login | Cadastre-se

Produção Orgânica

Taioba, uma verdura quase esquecida

Por: Joop Stoltenborg



A Taioba é uma planta que produz folhas comestíveis gostosas, rica em nutrientes e muito fácil de ser produzida, especialmente no verão.A planta era muito consumida em Minas e as pessoas falam com saudade das suas qualidades e as receitas que as mães faziam.
Seu sabor é parecido com o espinafre, sendo mais suave. Pode ser preparado refogado como a couve com alho e/ou cebola e existem várias receitas de bolinhos, recheios para pizzas, enriquece sopas e feijão e serve como ingrediente para uma vitamina verde. Suas folhas são muito ricas em vitaminas A, B, C, e os minerais cálcio, fósforo, ferro a tal ponto que evita e cura a anemia. Possui apenas 24 calorias por 100 gramas.
Nós temos a planta aqui no Sítio desde 1.984, mas ela nunca recebeu muita atenção pois não reconhecíamos a planta. Suas folhas se parecem muito com as folhas de inhame, que não são comestíveis. Do inhame só se consome a batata que tem muitas qualidades. (Veja o livro de receitas "O Universo na Panela")
A diferença está na posição do talo na folha como podemos ver no desenho. Na Taioba o corte na folha vai até o talo.



No artigo do nosso site tem fotos que mostram com clareza a diferença entre os dois.
Descobrimos que a planta cresce melhor na sombra e em lugares úmidos. Quem quiser plantá-la na sua horta ou quintal, se não tiver sombra, pode colocar no verão sombrite (tipo 50%) sobre as plantas. Colocar o sombrite de tal forma que fique na sombra entre 10:00 a 15:00 horas (Veja foto no site). Coloque uma camada grossa de folhas, grama ou palha em sua volta para manter a terra úmida. Quando não chove é preciso colocar água. Se a folha fica pequena ou amarelada, falta água e/ou tem excesso de sol.
Uma folha normal tem no mínimo o tamanho de uma folha A4 ou mais. A planta tem ácido oxálico como o espinafre e pode ser vista como fonte nutritiva de baixo custo podendo ser reincorporado a dieta da população.

Interessante que o movimento ‘’Slow food Brasil’’ descobriu a Taioba e está preocupado com a extinção da planta nos quintais e feiras do Brasil. Tem um artigo publicado no site deles: ‘’ A Taioba anda sumindo da mesa brasileira’’.
O artigo tem comentários de 40 pessoas apoiando sua preservação, dando receitas e contando lembranças do passado quando a planta ainda era comum. Esta planta salvou a saúde de muitas famílias pobres.
O movimento Slow food é um movimento contra o Fast food (comida rápida) e trabalha no mundo para preservar alimentos que tem sabor agradável, sem produtos químicos que fazem mal para a saúde e ao meio ambiente, numa relação comercial socialmente justo (Fair trade) O movimento existe em 30 países, com 100.000 associados.

Envie Seu Comentário:

Nome: Preenchimento obrigatório.
E-mail: *Seu e-mail não será publicado.
Preenchimento obrigatório.Formato inválido.
Comentário: Preenchimento obrigatório.
  Desejo Receber o Informativo Eletrônico "Vida Saudável" semanalmente por e-mail
 

Comentários:

joão paulo candido
gosto de lidar com a terra e plantas, gostei de conhecer a taioba.

Fernanda Somenauer
Nossa! Não imaginava que essa planta era comestível até começar a namorar o filho de uma baiana do sul da Bahia! Aqui no litoral de SP - Itanhaém, dá em tudo quanto é mato!

sara lourenço
gostei do site e gostaria sim de receber os informativos. vcs estão de parabéns.

rosimara elias pereira
o meu medico receitou porque estou com anemia profunda.

celia montanhine
Gostei muito das informaçoes sobre Taioba e inhame,tenho os dois em meu quintal,euarrancava e jogava fora,agora sei quão valiosos são estes tuberculos.obrigada pelas informaçoes.

sergio
tenho no meu quintal mudas de taiobas folhas grandes coisa boa eu sou mineiro e encinei a secretaria aqui na bahia a fazer a taioba refogada com alho e sal uma delicia.

maria de lourdes da silva lunardi
Eu fiz a taioba refogada e adorei.

Onofre Corrêa
Nascido em Minas Gerais e acostumado a comer taioba desde criança , hoje, depois de 35 anos vivendo no Maranhão tenho procurado difundir este alimento nutritivo e saboroso. Algumas pessoas daqui experimentam e gostam porém a preguiça fala mais alto e eles preferem a farinha. Pouco a pouco uns vão adquirindo o hábito e divulgando esta iguaria .. Este trabalho já tem mais de 25 anos.

ZOIRE MARIA POMPEO
OUVI FALAR MARAVILHAS SOBRE ESTA PLANTA,,,,,,,

mariana
Eu como taioba todo dia...refogada e uma delícia ...aqui no Vitória ES o povo come muita taioba mas quando passei uns meses na Bahia ninguém sabia o que era...fiquei chocada!

Adriano Lourenço Pereira
GOSTARIA MUITO DE RECEBER MUDAS DE TAIOBA, SOU MINEIRO E HOJE MORO NO PARANÁ FAZ MUITO TEMPO QUE NAO COMO MAIS ESSA VERDURA QUE FAZIA PARTE TODOS OS DIAS NA REFEIÇAO DA MINHA FAMILIA.OBRIGADO

ana luisa fecci
A TAIOBA deve ser consumida diariamente, pois é excelente para o bom funcionamento dos intestinos. Vamos plantar mais Taioba. Bjs

José Tosta Machado
Parabéns pela matéria. Gosto muito de taioba e já li num livro medicinal que taioba também previne o câncer.

Carolina de Oliveira Ruela Rocha
Prezados. Não conheço esta planta, mas já ouvi falar. Como consegue as mudas para o cultivo. Pretendo também fazer um trabalho sobre a taioba para apresentar na Escola que estudo, sou aluna do curso técnico em Agropecuária. Agradecida

Lúcia Portela Gissoni
Cresci comendo taioba ! É ótimo! Agora encontrei no terreno do lado de casa uma produção enorme.Vou utilizá-la...estou criando receitas novas.faço gastronomia e trabalho como técnica em nutrição em uma escola.

ANGELA GOMES
EU ADORO TAIOBA, COMO 3 VEZES POR SEMANA. NO MEU QUINTAL TENHO UNS PÉS. MUITO GOSTOSA MESMO,FAZ MUITO BEM PRO ORGANISMO...

Leoni
Adoro taioba e na chácara tenho de montão comemos toda semana da prazer apreciar o gosto dela refogada no alho e divino e da pra cultivar em vasos grandes.como desde criança hoje tenho 40 anos e continua em minha mesa.cultivem e muito boa

André Luís Roque Cardoso
Bom dia e Feliz Páscoa! Agradeço o envio desta publicação. Tenho dois pés de taioba na escola Artes e Melodias e a consumimos. Só não estamos conseguindo multiplicá-la. De fato, é saborosa e nutritiva. E compartilhamos das boas aspirações do Slow Food e do Fair Trade. Forte abraço! www.escolaartesemelodias.wix.com/artesemelodias

Silvia Maria Neves
eu amo taioba me ajudou muito quando morávamos no sitio nos anos 70 nossa verdura era tradicional a taioba.e ate hoje consumimos .

luciene
tenho taioba em minha chacara, tinha até medo de consumir por não conhecla, agora depois dessas informações, vou passar a consumir.

Getúlio Luiz Goçalves
Omeu comentário, é o seguinde:eu na menha adolescência minha querida mãe, nos ensinou todos os 13 filhos a comer taioba durante muitos anos... já muitos anos sem comer taioba. Mas ultimamente eu tenho comido bastante, taioba... Pra mim é a melhor ferdura, a pesar que eu como qualquer tipo de verduras e legumes.. Jacira eu também ajo a taioba uma delicia...

Rosny Gerdes
Conheço a Taióba desde os meus 18 anos, hoje com 76 ainda como, no bolinho, refogada ao alho e óleo, no feijão, principalmente em creme de milho verde, na comida tudo de gostoso que se coloca ela só sai mais gostosa ainda, tenho em uma área de terra que possuo mas tenho plantada num dos jardins do prédio onde moro, como sempre inclusive junto com feijoada, mas gosto de couve tambem

Irene
eu amooo taioba...aprendi a com a minha mãe e agora todos la em casa gostam muito,principalmente meu marido rsrsrs!

jacira
Hoje eu comi taioba, uma delícia!!!!

Marília da Glória Andrade
Procurando no Google o valor nutritivo da taioba, descobri seu site. Tenho a dizer que sempre, mas sempre mesmo!, usamos a taioba. Sempre tivemos ela plantada em nosso quintal. Tenho 44 anos, moro em Uberaba-MG, e meus pais e avós sempre a cultivaram. Fui alimentada com muita taioba. Quando ficamos mais velhas, ela começou a desaparecer um pouco, mas sempre tentamos conservá-la. Mudei para minha própria casa, mas levei uma muda, que passei a ter sempre dentro da panela. Meu pai está doente e fazemos muita sopa com taioba para ele. É uma pena mesmo, as pessoas não quererem cultivar plantas comestíveis no quintal (ou jardim). Quando têm alguma, é mesmo só alguma de enfeite, no vaso! Que pecado!

henrique
legal

sueli
Para quem não sabe o inhame taioba colocado no feijão na hora do cozimento , a longo prazo acaba com todo tipo de micose de unhas e lepra de pele , confira!

dorinha
Consegui um pé de taioba, e, é um enfeito do meu jardim Tenho o ano inteiro. Gratapela reportagem. Curitiba,Pr.

sonia aparecida morais
eu nao sabia que afolha de taiba era tao rica em vitaminas vou esperimentar

eleuterio vicente filho
comi taioba e gostei, porem, não uma folha saborosa mas dar para consumir. obrigado

Lourdinha campos
Consumo taioba p compor boa alimentação contra a osteoporose. é válido?

Maria Conceição de Jesus
Acabei de fazer uma porção de taioba para o almoço.Gosto muito de taioba minha Mãe fazia para nos desde de criança e si dizia que era bom para creser e ficar linda. Então agente comia muito. Nos sempre moramos em Minas e la tinha parecia mato de tanto que tinha no quintal. Por isto hoje eu moro em Goias mas arrumei as batatas e plantei em meu quintal não fico sem a taioba de geito nenhum por ser um alimento muito gostosa e cheios de nutrientes bons e vitaminas. Vamos preservar a taioba não vamos deixar que acabe sumindo do mercado.

Ednar gonçalves noqueira
acabei de apreciar este prato delicioso.Tenho um amigo que tem na casa dele nao deixa acabar ele tbm adora. Sou da roça e toda vida comi taioba gente é uma pouca vergonha deixar acabar, quem tem vai passando para o outro as batatas p plantar n podemos deixar acabar. É UMA VERGONHA AS CRIANÇAS DE HOJE N CONHECE AS COISAS BOAS SÓ CONHECE ALIMENTO QUE NAO SAO SAUDÁVEL COMO PIZZA E OUTROS...VAMOS FAZER UMA CAMPANHA QUEM TEM PASSA P O OUTRO N É SÓ TAIOBA OUTRAS FOLHAS TBM. VAMOS CONSERVAR O QUE É BOM.

Receba em Casa
"Se matas a mata, a morte da mata te matará." Frase num convento
Sítio A Boa Terra Alimentos Orgânicos - © 2011 Todos os direitos reservados.