Seja Bem vindo! Faça o seu pedido Online! Login | Cadastre-se

Colheita e manejo pós-colheita de verduras

Por: Joop Stoltenborg

Vamos estudar o momento da colheita. Todas as verduras têm o momento, o tamanho e a cor ideal para serem colhidas. Se você tem dúvidas a respeito do momento certo da colheita, procure colegas produtores com experiência para aprender. Se você não colhe no momento certo perde muito em qualidade, sabor, aparência e conseqüentemente não consegue vender ou vende por um preço mais baixo. Há culturas que necessitam ser colhidas no momento certo: por exemplo, milho verde, brócolis, couve-flor, abobrinha, etc Outras permitem mais espaço de tempo na colheita como cenoura, beterraba, batata , etc. Cada cultura exige um intervalo certo entre um plantio e outro. No caso de alface, chicória, rabanete, estes devem ser semeados semanalmente. Mas outras culturas podem ser espaçadas em até uma vez por mês, como é o caso de cenoura, beterraba, batata. Algumas culturas só podem ser plantadas em certos períodos do ano como mandioca, cará , quiabo, inhame. Em cada região existem informações a respeito nas empresas que vendem sementes ou nas casas de agricultura. Regras para guardar verduras

· Nunca jogue as verduras, trate-as como se fôssemos ovos. Qualquer ferida é uma entrada de micro- organismos que facilita a deterioração. · Para guardar, não lave as verduras. Só lave no momento do consumo. · Guarde-as na temperatura e umidade relativa certa. (ver a lista) O barracão de embalagem deve ser alto e de preferencia com paredes de tijolos e telhas de barro, bem ventilado. Árvores grandes em volta do barracão ajudam a manter a temperatura baixa. Manter o chão úmido ajuda a manter a umidade alta e a temperatura baixa dentro do barracão. Janelas nos dois lados e saídas de ar no teto ajudam o calor sair para cima. Aspersores com baixa vazão para molhar as telhas ajudam muito a manter a temperatura mais baixa. Pode-se instalar um sistema de esfriadores evaporativos para diminuir a temperatura em até 7°C.

Colheita de folhas

A colheita das folhas deve ser feita pela manhã quando a planta ainda está túrgida e sem falta de água. As verduras de folhas merecem uma atenção especial. O sol prejudica muito as folhas recém colhidas, então temos que levá-las imediatamente para a sombra. Para manter a umidade dentro das plantas e evitar que murchem, devemos cobrir/ envolver as caixas com panos de algodão ou juta molhados. Além de manter a umidade nas caixas, a evaporação da água dos panos esfria o ambiente dentro das pilhas de caixas. É o efeito do antigo filtro de água feito de barro que fica suando água para fora, que evapora e com isso deixa a água dentro do filtro fria. Folhas colhidas em maços devem ser colocadas com as pés na água e cobertas com panos molhados; assim sofrem muito pouco. O lugar ideal para folhas em maços é na câmara fria com os pés na água. Isso vale para couve, espinafre, acelga, cheiro verde, hortelã , etc. Se colocar duas gotas de cloro por litro de água os vasos capilares da planta ficam abertos para a passagem da água por muitos dias. Maços que murcharam por falta de tratamento adequado podem ser recuperados, cortando com uma faca bem afiada um centímetro do pé e colocando-os em água com cloro na geladeira ou câmara fria. Em poucas horas eles ficam inchados de água e firmes novamente. Se as verduras de folha devem ser guardadas por mais tempo é melhor embalar em saquinhos com seis a dez furos de 6 mm ou deixar os saquinhos parcialmente abertos para evitar acúmulo de dióxido de carbono (CO2). A temperatura ideal é de 0°C com 95% de umidade relativa. Deixando as folhas soltas em caixas, as caixas devem ser forradas por dentro com filmes de plástico com furos de 6 mm à cada dez centímetros.

Colheita de legumes.

Batatas:

Não devem ser colhidas cedo demais. Se for para colher antes do tempo devemos arrancar os ramos à mão encostando os 2 pés em volta deles para não tirar as batatas do solo, porque o sol as deixa verdes e sem valor comercial. Sem os ramos a batata deve ficar pelo menos três semanas na terra para a casca endurecer. Se não temos câmara fria para guardar e mesmo assim queremos vender a batata mais tarde, (até um mês) a melhor opção é deixar a batata na terra sem arrancar. A batata que fica guardada na terra que tem mato se conserva melhor ainda. O mato conserva a temperatura do solo mais baixa. Se nesse período a temperatura cai muito a batata pode ficar pronta para brotar (quebrando a dormência) e deve ser consumida imediatamente depois da colheita. Querem-se guardar a batata por mais tempo não podemos lavá-la antes. Uma vez colhida guardar a batata seca e bem ventilada no escuro para não ficar verde. Guardar batatas na câmara fria por tempo prolongado é caro e exige um bom equipamento e conhecimento. Deve ser feito da seguinte maneira: depois da colheita curar a batata guardando-a 14 dias em temperaturas de 10 a 20°C com umidade relativa de 90 a 95% para cicatrizar as feridas. Depois mudar a temperatura para 4°C e a umidade relativa de 90 a 95%. Com menos de 3°C a batata fica adocicada. Mantendo essa temperatura e umidade relativa bem controlada, com boa circulação de ar e num lugar escuro, a batata pode ser guardada por quatro ou mais meses sem germinar, perder peso ou qualidade.

Repolho

Plantar repolho com um espaço reduzido para não crescer demais. O espaço usado aqui é de 30 a 35 cm entre as plantas. O cliente não gosta de repolho gigante. Na colheita o repolho deve ser manejado com muito cuidado e nunca jogado. Colocar em caixas cheias demais ou sacos, machuca as folhas em volta que ficam esmagadas e devem ser tiradas por não ter aparência e qualidade. Isso significa um prejuízo enorme. Observe bem o momento ideal da colheita que é de aproximadamente 90 dias. Passando muito desse tempo, fungos e bactérias começam a atacar as folhas, perdendo muita qualidade e peso. Nos países que têm inverno rigoroso o repolho é guardado em câmaras com 0°C e umidade relativa do ar de 95% por um período de até seis meses.

Quiabo

Caprichar no momento certo da colheita .Se ele quebra com dificuldade por ser fibroso e velho ele não presta para ser comercializado. Por outro lado, colhido pequeno demais é uma perda de peso. Para colher sempre no momento certo, a colheita deve ser feita duas a três vezes por semana. A temperatura ideal para guardar quiabo é entre 7 a 10°C com umidade relativa de 90 a 95%, mas mesmo assim só para guardar no máximo durante 5 dias. Colocar em sacos plásticos na câmara ajuda para não secar demais mas o plástico deve ser perfurado para não acumular mais do que 5 a 10% de dióxido de carbono. (um furo com diâmetro de 6 mm a cada 10 cm é o ideal).

Berinjela , pimentão, abobrinha, pepino

Fazer a colheita duas a três vezes por semana, sabendo o tamanho certo de cada produto. Abobrinha e pepino devem ser embrulhados individualmente em papel nas caixas para não se machucarem no transporte. Esses produtos sofrem de descoloração e deformações de pele com temperaturas abaixo de 10°C. Para guardar na câmara fria, devemos colocá-las em caixas internamente forradas com plástico perfurado para evitar a perda de água. Temperatura 10°C e 90 a 100 % de umidade relativa, no máximo 10 dias.

Couve flor

Quando a couve flor tem tamanho de um punho fechado, mais ou menos uma semana antes da colheita, devemos cobrir o fruto com duas folhas da própria planta. Com isso a couve flor fica branquinha e tenra, com qualidade de venda bem superior. Fazer a colheita duas a três vezes por semana e com muito cuidado Para guardar na câmara fria, devemos colocá-las em caixas internamente forradas com plástico perfurado para evitar a perda de água. Temperatura 0°C e 95 a 100 % de umidade relativa, no máximo 20 dias.

Milho verde
Em primeiro lugar escolher uma variedade que fique mais tempo no "ponto de pamonha". Cada variedade fica mais ou menos tempo nesse estágio. Praticamente todo milho plantado para milho verde é híbrido, obrigando o produtor a comprar sementes super caras cada vez. Melhor ainda seria achar uma variedade não-híbrida que permite selecionar a própria semente. O difícil é achar uma variedade que tenha aceitação do consumidor. O segredo de vender milho verde com qualidade está no momento exato da colheita. Aqui cortamos a ponta da espiga fora com um facão para eliminar eventuais lagartas que ficam às vezes na ponta. Para colocar as espigas em bandejas para supermercados estamos tirando uma faixa estreita da palha para o cliente poder examinar a qualidade. Milho verde perde muito rápida a doçura. Guardando milho a 30°C por um dia, 60% do açúcar é transformado em carboidratos. Guardando a 0°C a espiga perde apenas 6% da doçura em um dia. Esfriar as espigas rapidamente para conservar, ajuda, mas não por muito tempo. A 0°C e 95% de umidade relativa, o milho pode ser guardado no máximo por cinco dias .

Mandioca

Deve ser plantada de tal forma que facilite arrancá-la sem quebrar as raízes. Para isso é importante plantar em terra turfosa ou cobrir o solo com bastante material orgânico. Plantando raso, na parte alta da leira, facilita tirar as raízes inteiras . O corte da raiz (da haste) é feito na parte lenhosa para não feri-la. Qualquer ferida da raiz facilita a entrada de fungos e bactérias. Com isso a raiz fica preta por dentro em poucos dias e sem valor comercial. Para mandioca nada melhor do que arrancar e vender rápido. Para guardar, dizem, que pode ser em caixas com pó de serra úmido, por até um mês? Ou na câmara fria com 16 C com 90% umidade relativa por 6 meses

Vagem

Guardar poucos dias de 4 a 7°C e umidade relativa do ar de 95%. Se a umidade na câmara fica mais baixa do que 95% é necessário embalar em sacos de plástico com furos de 6 mm a cada 10 cm. Tempo 7 dias.

Tomates

Devem ser colhidos com cor salmão. Guardar com menos de 13°C ou mais de 27°C não permite o desenvolvimento da cor vermelha bonita . Então a temperatura ideal para tomates verde/salmão é entre 13 e 21°C com a umidade relativa de 90 a 95%. Cor verde temperatura 13 a 21 °C, fora da câmara fria Cor salmão: temperatura 10 °C, no máximo por uma semana Cor vermelha escura: temperaturas 7 a 10 °C no máximo por alguns dias.

A seguir uma lista de temperaturas e umidade relativas ótimas para verduras, e tempo de conservação em câmaras frias.

Produtos Temperatura em °C
umidade relativa em %

Tempo de conservação
Beterraba 0 98 a 100 4 meses
Beterraba com folhas 0 98 a 100 10 a 14 dias
Brócolis 0 95 a 100 10 dias
Repolho 0 98 a 100 5 5 meses
Couve chinesa 0 95 a 100 20 dias
Cenoura madura 0 98 a 100 7 meses
Cenoura não maduro 0 98 a 100 4 semanas
Couve-flor 0 95 a 98 3 semanas
Couve 0 95 a 100 10 dias
Milho verde 0 95 a 98 5 dias
Escarola 0 95 a 100 2 semanas
Folhas em geral 0 95 a 100 10 dias
Alho poro 0 98 a 100 2 semanas
Alface 0 98 a 100 2 semanas
Salsa 0 95 a 100 2 meses
Mandioquinha 0 98 a 100 4 meses
Ervilhas 0 95 a 98 1 semana
Rabanete 0 95 a 100 2 meses
Espinafre 0 95 a 100 10 dias
Frutas
Ameixa 0 90 4 semanas
Caqui 0 90 4 meses
Kiwi 0 90 4 meses
Maça 0 90 6 meses
Nectarinas 0 90 4 meses
Pêras 0 90 7 meses
Pêssegos 0 90 4 semanas
Mexericas 2 90 1 mês
Uvas 0 90 2 meses
Figo fresco 0 90 10 dias
Moranguinhos 0 90 5 dias
Verduras e frutas com temperaturas mais altas
Berinjela 8 a 12 90 a 95 1 semana
Quiabo 7 a 10 90 a 95 1 semana
Pimentão 7 a 13 90 a 95 2 semanas
Batata curada sem lavar 4 90 a 95 4 meses
Abóbora madura e Moranga 10 a 13 50 a 70 2 meses
Abobrinha 10 95 2 semanas
Batata doce 13 a 16 85 a 90 5 meses
Tomate cor salmão 10 90 a 95 7 a 10 dias
Tomate vermelho 10 90 a 95 Alguns dias
Feijão vagem 4 a 7 95 7dias
Ervilha torta 4 a 5 95 7dias
Pepino 10 90 14 dias
Frutas com temperaturas mais altas
Abacate 10 90 1 mês
Abacaxi 7 90 1mes
Goiaba 10 90 3 semanas
Laranja 8 90 3 meses
Limão 10 90 2 meses
Mamão 7 90 3 semanas
Manga 13 90 3 semanas
Melão 8 90 3 semanas
Melancia 7 90 3 semanas
Observações gerais.

Existe a crença de que guardar frutas e verduras esfriadas condiciona para uma vida mais curta depois de tirar do esfriamento mas não existem testes que provem isso.

Guardando verduras e frutas em temperaturas ideais após-colheita, mesmo durante um certo tempo, aumenta a vida pós-colheita com menos perdas.

Suor

Tirando verduras e frutas da refrigeração para um ambiente mais quente a umidade do ar que entra em contato com o produto frio vai condensar. Parece o produto fica "suando"

Podemos evitar, ou minimizar este suor dando chance para as verduras esquentarem devagar, mudando produtos guardados a 0 ° para uma câmara com boa circulação de ar de 10 a 13 °C por uma noite evitando assim a condensação da água na superfície. Ventilar com ar aquecido que tem umidade relativa baixa ajuda também na adaptação da temperatura, sem molhar o produto. Certos produtos como cebola e frutas moles devem ser protegidos de suor porque podem acelerar a deteriorização.
A maioria dos produtos não fica prejudicada se fica molhada por um tempo curto, até um dia. Lembre-se, o fato do produto ficar suando prejudica muito menos do que deixar o mesmo sem refrigeração alguma.

Odor

Existe uma transferência de odores de um produto para outro. Por isso não coloque junto na câmara, maça, pêra e laranja
com repolho, cenoura, batata ou cebola. Maçãs e pêras ficam com sabor de terra guardadas com batata. Para evitar essa transferência de odores podemos testar embalar um dos produtos em sacos plásticos. Melhor ainda guardá-los separado.
Etileno

Todas as plantas produzem gás etileno. É um produto natural conhecido como "hormônio de amadurecer frutos". Produtos que produzem muito etileno são: maçã, abacate, banana, pêra, pêssego, ameixa, nectarina, melão e tomate. O gás etileno favorece o amadurecimento, especialmente em temperaturas acima de 5 °C. Colocando verduras como pepino, pimentões junto com frutas que produzem muito etileno eles podem ficar amarelos muito mais rápido. Cenouras podem ficar amargos com excesso de gás etileno na câmara fria com temperaturas acima de 5 °C guardadas junto com maçã, pêra, tomate, pêssego etc.

Outros produtos que sofrem com excesso de etileno são repolho, Kiwi, alface e outras folhas

Envie Seu Comentário:

Nome: Preenchimento obrigatório.
E-mail: *Seu e-mail não será publicado.
Preenchimento obrigatório.Formato inválido.
Comentário: Preenchimento obrigatório.
  Desejo Receber o Informativo Eletrônico "Vida Saudável" semanalmente por e-mail
 

Comentários:

paulo henriqe isidro
trabalho com abrobinha couver coentro cebolinha e alfAce gostaria de dicAs e tamanho certo para colheita da abrobinha

Receba em Casa
‘‘A comida não nasce nas prateleiras do supermercado. Precisa de mãos cuidadosas para semear, cultivar e colher.’’ Anônimo
Sítio A Boa Terra Alimentos Orgânicos - © 2011 Todos os direitos reservados.