O Setembro Amarelo traz consigo a disseminação dos debates sobre saúde mental, indicando a importância de buscar ajuda quando existem sintomas de depressão e ansiedade, além de reforçar essas doenças como um problema de saúde pública.
Além da ajuda profissional, uma boa alimentação pode ser uma grande aliada no combate aos transtornos mentais. É comprovado que uma boa microbiota intestinal influencia diretamente na saúde mental, minimizando os sintomas psíquicos. Isso quer dizer que o eixo intestino-cérebro tem importância causal para ansiedade e depressão.
A serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, é secretada no intestino pelos neurônios intestinais (sim, tem muito neurônio no intestino também!). Ela atua na regulação do humor, do apetite e do sono, e sua falta está associada a depressão, fibromialgia, ansiedade e irritabilidade. Para produzi-la, é necessário a ingestão de alimentos que contém triptofano, e bons exemplos desses alimentos são banana, abacate, ovo e ervilha.
Não é à toa que o intestino é chamado de terceiro cérebro, a flora intestinal interfere na predisposição a várias doenças e influencia o comportamento e as emoções das pessoas. Uma boa composição da microbiota intestinal é de extrema importância, já que as bactérias que vivem no nosso intestino influenciam diretamente na comunicação com o sistema nervoso.
A boa notícia é que a flora intestinal pode ser modulada via alimentação. Dietas ricas em gorduras e açúcares estão associadas à proliferação das bactérias ruins e morte das bactérias boas, o resultado disso são gases e distensões abdominais. Em contrapartida, uma alimentação rica em probióticos e prebióticos é ótima para a microbiota intestinal.
Alimentos como kefir, iogurte e kombucha vão repor sua flora intestinal, esses são os probióticos. E, para manter essa flora viva, é necessário uma dieta rica em alimentos com fibras solúveis, ou seja, rica em prebióticos. Como grandes exemplos de alimentos que contém substâncias prebióticas temos a cebola, alho poró, tomate, banana, maçã, alho, batata yacon, raiz de chicória, aveia e cacau.
Cuidar da sua alimentação é também cuidar da sua saúde mental! A Boa Terra está aqui para oferecer os melhores alimentos orgânicos e contribuir com a saúde integral do ser humano.
Não é todo dia que estamos bem, mas, quando os pensamentos ruins são persistentes, é hora de ficar atento! Compartilhar as dores é uma das melhores formas de lidar com os problemas. Você não está sozinho! Sempre que precisar, conte com o CVV188.