As 3 fases da introdução alimentar

As 3 fases da introdução alimentar:

A alimentação do bebê é um processo diário de APRENDIZADO!!
Eles não nascem sabendo comer. Precisamos ensinar!!
E nesse longo processo de aprendizado é preciso: conhecimento por parte dos pais e cuidadores, além de muita dedicação, persistência e MUITA paciência!!

O processo de introdução dos alimentos sólidos, a qual chamamos de introdução alimentar leva 18 meses: vai dos 6 meses aos 2 anos, e nesse período temos um intervalo de ouro IMPORTANTÍSSIMO para ensinar hábitos alimentares, formação de paladar, estimulo a mastigação através da variedade de alimentos, gostos e texturas.

Esse período o qual chamamos de introdução alimentar, dividimos em 3 fases:

Fase Inicial: dos 6 aos 12 meses
O Inicio é marcado pela exploração. Nessa fase o bebê toca, explora, cheira, observa. Essa fase não é marcada pela quantidade ingerida. O bebê é movido pela curiosidade e pela imitação. Nessa fase, a principal fonte de calorias e de nutrientes ainda é o LEITE, seja ele materno ou a fórmula.

Fase intermediária: dos 12 aos 18 meses
Nessa fase a introdução alimentar começa a se consolidar. O bebê já sabe que a comida o alimenta e começa a comer por fome. Oscilações no apetite são normais e esperadas nesta fase, e o bebê continua precisando de um adulto como referência para imitar. Por isso é um período importante para que a família coma junto.
É necessário que, dentro do possível, todos sentem juntos a mesa na hora da refeição e que também a família respeite uma rotina de horários e sequência para as refeições.

Fase final: dos 18 aos 24 meses
Aqui a introdução alimentar já está chegando ao final. Os hábitos alimentares estão quase formados e o bebê já demonstra suas preferências alimentares.
Nessa fase, a seletividade alimentar pode começar a bater na porta e o medo de provar novos alimentos também.

Entenda que cada fase tem suas descobertas e desafios, mas aproveite o intervalo de ouro dos 6 meses aos 2 anos para ENSINAR ao seu bebê a comer bem e criar uma ótima relação com a comida para a vida toda!!
Já é comprovado cientificamente que o que ensinamos a eles nesse período tão importante da vida, irá perdurar para a vida toda!!
Se dedicar a ensinar o bebê a comer trará lindos resultados lá na frente!!
Afinal, o que toda família deseja é ter em casa uma criança que come bem e come em variedade, não é mesmo?!

Dra Leticia Andreghetto
Pediatra – Neonatologista
CRM SP 172.893

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *