Alimentação Orgânica

Lugar de criança é na cozinha!

29 de junho de 2022

Muitas pessoas costumam dizer que “cozinha não é lugar de criança”. Mas… será que não é mesmo?
Vivenciar o plantio, os cuidados com a produção, a colheita e o preparo dos alimentos auxilia a criança a ter uma visão holística de sua alimentação e isso reflete diretamente na formação de hábitos alimentares mais saudáveis.
Envolver as crianças nas atividades da cozinha é uma forma de fazer com que elas entendam a importância de consumir mais alimentos naturais e menos processados, além de incentivar uma maior autonomia e independência para executar tarefas.
Na cozinha, todos os cinco sentidos do corpo humano são aguçados, é preciso sentir a textura dos alimentos, ver suas cores, ouvir o barulho do alimento no fogo, sentir o cheiro da comida pronta e, finalmente, se deliciar com seus sabores. Ao participar de todo o processo, a criança fica orgulhosa do que fez e muito curiosa em experimentar seus próprios preparos. Esse é o momento de conhecer novos sabores, ainda mais potentes quando o alimento tem origem na agricultura orgânica.
Além de desenvolver habilidades culinárias que poderão ser utilizadas por toda a vida adulta, quando a criança cozinha, ela está totalmente presente no processo. Ela fica atenta às medidas, à mistura de ingredientes, ao tempo de preparo, à limpeza do ambiente. Esse é o momento em que ela está completamente imersa na alquimia dos sabores e sentimentos.
Outro benefício que a inclusão da criança na cozinha traz é a associação da alimentação com um momento de prazer. Para os humanos, isso é muito importante, já que o ato de se alimentar não envolve apenas a satisfação das necessidades nutricionais, mas também de socialização e de felicidade.
Quem não tem uma boa lembrança do bolo quentinho que a avó fazia na infância? Esses bons momentos são memórias afetivas que desenvolvemos desde a primeira infância. As memórias ligadas aos alimentos estão muito presentes em nossas vidas, é fácil lembrar do cheiro e do sabor que marcaram lugares e tempos ao longo da nossa jornada.
A cozinha ensina que é possível oferecer afeto em forma de alimento para o corpo e para a alma. E para formar adultos mais saudáveis e afetuosos, podemos afirmar com toda a certeza que a cozinha, é sim, lugar de criança!
A seguir, você confere o vídeo das crianças participantes do Projeto Jardineiro, projeto socioambiental desenvolvido aqui no Centro de Ecologia A Boa Terra. Nele, as crianças colocam a mão na massa e conhecem os orgânicos de perto, absorvendo a experiência e levando para a vida o reconhecimento da importância de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.

Projeto Jardineiro | Alimentação Saudável

Textos relacionados
  • 30 de julho de 2022

    Canjica Vegana !

  • 5 de julho de 2022

    Bolo de Banana Fácil

  • 16 de junho de 2022

    Batata doce com abobrinha e curry

  • MAIS SOBRE A BOA TERRA

    Se cadastre e receba ofertas fresquinhas, novidades e notícias orgânicas direto no seu e-mail!
    Carrinho atualizado