A Boa Terra promove projeto socioambiental para jovens

Além da produção de alimentos orgânicos e da montagem e distribuição de cestas, o Sítio A Boa Terra conta também com um Centro de Ecologia, fundado em 2003. É nele que o projeto socioambiental Guardiões da Natureza toma vida.

Esse projeto tem como missão disseminar uma cultura de cuidado do ser humano consigo mesmo, entre si, para com a natureza e para com o lugar onde vivem, desenvolvendo atitudes e relações que sustentam a vida. Através do Guardiões da Natureza, queremos contribuir para a formação de indivíduos que estejam conectados com o meio ambiente para se tornarem profissionais e cidadãos com uma visão sistêmica e criativa, viabilizando a construção de um futuro melhor para eles e para o meio onde vivem.

Embora, no Brasil, a Educação Ambiental seja tema transversal no currículo escolar, apenas em situações pontuais os alunos são levados para fora do ambiente escolar a fim de terem experiências na natureza e, assim, adquirirem o conhecimento prático direto da fonte, e não somente em teoria, extraído dos livros. O contato direto com a natureza e as vivências com os elementos naturais possibilitam criar uma relação entre o mundo natural e o ser, levando não só à construção do conhecimento sobre as leis naturais, mas também criando sentido de pertencimento, ações fundamentais que se tornam cada vez mais raras na sociedade atual.

Para atuar como agente de transformação dessa realidade, o Centro de Ecologia A Boa Terra está promovendo a fase Copa do Guardiões da Natureza, dedicada aos jovens de 15 a 17 anos, matriculados no Ensino Médio de Itobi (SP). Os encontros acontecem no Sítio A Boa Terra, duas vezes por semana.

Nesses encontros, os alunos estudam e interagem com foco em quatro eixos principais:

Cozinha Experimental: promoção do consumo de alimentos saudáveis e técnicas de reaproveitamento integral dos alimentos; boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos; incentivo à valorização do alimento e sua cadeia produtiva.

Ecologia e Sustentabilidade: preparação dos alunos para atuar positivamente em um mundo impactado por problemas ambientais e emergência climática; profissionalização dos participantes para se tornarem eco monitores e desenvolverem projetos socioambientais em suas comunidades; sensibilização e estímulo à formação de novos hábitos visando o uso sustentável dos recursos naturais.

Empreendedorismo Social: Preparação do participante para atuar como protagonista na área socioambiental em sua comunidade, criando, articulando e produzindo projetos sociais de forma inovadora e criativa; promoção do uso de tecnologias e multimídias para documentar e divulgar essas ações.

Agricultura Orgânica: Profissionalização dos alunos para lidar, de forma sustentável, com os recursos naturais necessários para semear, cultivar, colher e armazenar vegetais orgânicos; identificação de plantas medicinais e Pancs (Plantas alimentícias não convencionais); promoção do entendimento e prática das ferramentas de gestão através das UGBs (Unidades de Gestão Básica).

No Instagram do Centro de Ecologia A Boa Terra, você pode acompanhar mais sobre o desenvolvimento desse projeto que tem mudado a vida de tantos jovens, CLIQUE AQUI e fique por dentro!

SÍTIO A BOA TERRA

SOBRE NÓS
COMO COMPRAR
QUER NOS VISITAR?

FALE CONOSCO

  (19) 99169-7729
  CONTATO@ABOATERRA.COM.BR
  DÚVIDAS FREQUENTES

LINKS IMPORTANTES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
TERMOS DE USO
POLÍTICA DE TROCA?

Sítio A Boa Terra : Rodovia SP 350 . Km 245
Estrada Casa Branca . Itobi . SP

SÍTIO A BOA TERRA

SOBRE NÓS
COMO COMPRAR
QUER NOS VISITAR?

FALE CONOSCO

  (19) 99169-7729
  CONTATO@ABOATERRA.COM.BR
  DÚVIDAS FREQUENTES

LINKS IMPORTANTES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
TERMOS DE USO
POLÍTICA DE TROCA?

Sítio A Boa Terra : Rodovia SP 350 . Km 245 . Estrada Casa Branca . Itobi . SP

Copyright 2022 @ A Boa Terra Essência Orgânica
CNPJ: 03.253.797/0001-27