Ainda dá tempo de fazer a sua canjica, como é conhecida aqui no Sudeste, ou mugunzá, como é conhecida no Nordeste do Brasil. E, o melhor, com ingredientes orgânicos e nadinha de origem animal! Vamos lá?
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de canjica
1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru e com casca
1 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1 unidade de canela em pau
2 colheres de coco ralado seco
1 vidro de leite de coco
Resíduos de leite de amendoim torrados
Passo a passo:
– Leite de amendoim: Lave os amendoins, e coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe descansando por 12 horas. Escorra e lave rapidamente. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, desligue e deixe descansando por 5 minutos. Escorra, lave rapidamente e bata em um liquidificador com 1 litro de água filtrada até ficar uniforme. Coe em uma peneira fina.
– Canjica: Coloque a canjica em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela de pressão juntamente com 1 litro de água. Deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos depois que pegar pressão e desligue. Caso ainda não esteja macio, deixe cozinhar por mais tempo.
Faça um caramelo com o açúcar e adicione a canjica cozida, o leite de amendoim, a canela, o coco ralado seco e deixe ferver. Em seguida, acrescente o leite de coco, misture e desligue quando o caldo estiver grosso.
Sirva quente ou gelado, com canela em pó salpicada por cima. Você pode salpicar também os resíduos do leite de amendoim torrados.
Resíduos do leite de amendoim: Espalhar por uma assadeira antiaderente e levar para assar em forno médio por uns 20 minutos, mais ou menos, olhando sempre, e mexendo de vez em quando para não queimarem.