Agricultura Orgânica

Chuvas de verão e seu impacto no campo.

2 de fevereiro de 2022
colheita de quiabo orgânico

Com o distanciamento da vida no campo, acaba sendo fácil desconectar o ciclo das chuvas dos ciclos de plantio e colheita do seu alimento.  Mas, na prática da agricultura, a chuva influencia diretamente na qualidade e disponibilidade dos alimentos.

E o que não faltou nesse ano que acabou de começar foi chuva! Só em Janeiro de 2022, tivemos um acumulado de 400 mm de chuva no Sítio A Boa Terra. Isso quer dizer que, em um mês, choveu mais de um terço de toda a média anual de chuvas para a região, que é de 1200 mm. Foi o Janeiro mais chuvoso dos últimos 8 anos!

Essa quantidade elevada de chuvas atrasa bastante o planejamento do plantio e o encharcamento dificulta o preparo do solo e canteiros. Quando a terra é semeada, corre-se o risco da água da chuva arrastar uma parte das sementes e soterrar outra parte, dificultando a germinação. Além disso, o impacto das gotas de chuva compacta o solo e causa erosão, afetando diretamente a qualidade do alimento produzido. Há também a criação de um ambiente propício para pragas e doenças, já que temos altos níveis de umidade e calor, ocasionando o apodrecimento de certas verduras e influenciando na floração.

Para resistir a essas intempéries, em nossa produção orgânica, aproveitamos a época das chuvas para aumentar as áreas cobertas com adubação verde, nutrindo e fortalecendo o solo. Também mantemos o solo coberto com palhada e vegetação, evitando, assim, a erosão e a saturação devida à alta quantidade de água que entra no solo. Além disso, aplicamos e mantemos as curvas de nível, cuidando dos nossos terraços para reduzir a velocidade e escoamento da água da chuva. O resultado desses cuidados é um solo mais estruturado, equilibrado e produtivo.

Com as chuvas, o trabalho do produtor rural também é prejudicado. É penoso, para eles, trabalhar o dia todo com capa de chuva, ficando molhados grande parte do dia. Afinal, ainda que usem equipamentos de proteção, a água acaba entrando na bota e debaixo da capa.

Estes são alguns dos desafios que o verão apresenta à agricultura, tendo impacto direto na produção de alimentos. Para se conectar com as singularidades de cada estação, deixamos o convite: qual tal experimentar novas formas de preparar os alimentos que temos disponíveis na estação? Seu corpo ficará feliz em receber novos nutrientes e sabores! 😉

Textos relacionados
  • 9 de agosto de 2022

    Vem conhecer nossa produção orgânica!

  • 23 de julho de 2022

    Movimento social entrega orgânicos para famílias com fome.

  • 9 de junho de 2022

    Desempenho escolar e a importância da alimentação

  • MAIS SOBRE A BOA TERRA

    Se cadastre e receba ofertas fresquinhas, novidades e notícias orgânicas direto no seu e-mail!
    Carrinho atualizado