Agricultura Orgânica

Por que alimentos orgânicos são geralmente mais caros?

21 de janeiro de 2022

Ainda que o valor de um produto orgânico seja imensurável, sabemos que os preços praticados costumam ser maiores quando comparados aos dos produtos não orgânicos. E isso gera uma dúvida recorrente no consumidor: por que produtos orgânicos são mais caros?

Para explicar de forma resumida, apresentamos os principais fatores que geram essa diferença nos preços:

Produção menor
A produção orgânica, em geral, tem uma produtividade menor, afinal, não são utilizados adubos químicos que forçam uma maior produção da terra. Quanto menor a quantidade produzida, maior o custo por unidade.

Maior utilização de mão de obra
Na agricultura orgânica, não se usam herbicidas, o que exige maior utilização de mão de obra para controlar o mato e manter o solo saudável.

Não orgânicos abaixo do custo
A comercialização em larga escala e super competitiva dos produtos não orgânicos leva a uma forte redução de preços. Isso faz com que o valor pago aos produtores fique bem abaixo do custo. A consequência disso é a diminuição drástica no número de pequenos produtores rurais, classe trabalhadora indispensável para a reprodução da sociedade.

Mercado consumidor restrito
A demanda por orgânicos, embora esteja crescendo, ainda é pequena. Há desconhecimento dos benefícios e qualidades da produção orgânica, o que contribui para a lentidão do crescimento da demanda.

Impostos e tributos
Ao contrário da agricultura em larga escala, o cultivo orgânico ainda recebe pouco incentivo do governo, tendo que pagar impostos e tributos mais altos para dispor de produção e comercialização legalizadas.

Provar que se faz um trabalho correto e justo
Para garantir a procedência, o produtor orgânico precisa investir em selos de certificação orgânica e isso requer um grande investimento, o que acaba refletindo no preço final do produto.

Consumidores mais ativos e participantes, aliados à ampla discussão em âmbito nacional dos benefícios da produção e consumo de orgânicos podem, juntos, mudar esse panorama. Quando as pessoas passarem a consumir mais orgânicos, as áreas produtoras tenderão a aumentar a oferta desses produtos, refletindo, assim, em preços mais acessíveis. O resultado disso é: mais saúde para as pessoas, plantas, animais e para o planeta.

Textos relacionados
  • 9 de agosto de 2022

    Vem conhecer nossa produção orgânica!

  • 23 de julho de 2022

    Movimento social entrega orgânicos para famílias com fome.

  • 9 de junho de 2022

    Desempenho escolar e a importância da alimentação

  • MAIS SOBRE A BOA TERRA

    Se cadastre e receba ofertas fresquinhas, novidades e notícias orgânicas direto no seu e-mail!
    Carrinho atualizado